Chelsea assume a ponta de campeonato inglês com vitória sobre o Middlesbrough

(Reuters) - O Chelsea substituiu o Liverpool na ponta da tabela do campeonato inglês após conquistar uma confortável vitória por 1 x 0 sobre o Middlesbrough, graças a um gol de Diego Costa no primeiro tempo do jogo neste domingo.

Foi a sexta vitória consecutiva sem sofrer gols do time de Londres, que o coloca na liderança com 28 pontos em 12 jogos, um a mais que o Liverpool e o Manchester City.

O artilheiro do campeonato, Costa, fez seu 10º gol na temporada, colocando o Chelsea na frente do placar quatro minutos após o intervalo.

O Middlesbrough, promovido para a elite do campeonato inglês na última temporada, não conseguiu ter grandes oportunidades claras de gol diante de uma defesa sólida do Chelsea, e permanece no grupo dos seis últimos, a um ponto da zona de rebaixamento.

Apesar de começar bem em campo, os donos da casa tiveram dificuldades diante do sistema 3-4-3 que tem sido o principal trunfo do time do oeste de Londres e que o treinador Antonio Conte introduziu no começo de outubro, após uma derrota de 3 x 0 para o Arsenal.

Eden Hazard, que retomou a fase que fez dele o Melhor Jogador da Temporada na Inglaterra há dois anos, comandou os ataques a partir da ponta esquerda e, com Victor Moses também em boa fase na direita, o Chelsea começou a criar chances. 

Moses, no duelo com o ex-lateral do Manchester United Fabio de Silva, desperdiçou uma chance na primeira etapa e em seguida deu belo passe para Pedro, cujo chute com destino certo foi brilhantemente evitado pelo goleiro Victor Valdés em cima da linha. 

Na sequência, Moses cobrou escanteio curto e vários defensores do Middlesbrough não conseguiram evitar que Diego Costa acertasse um lindo chute para abrir o placar: 1 x 0 Chelsea.

Na segunda etapa, o treinador do time anfitrião Aitor Karanka, há três anos no cargo, tentou em vão mudar o panorama do jogo com duas substituições. Alvaro Negredo não teve sorte e, com um belo chute, forçou Thibaut Courtois, do Chelsea, a fazer sua primeira grande defesa a 12 minutos do apito final.

"Nós sabíamos que seria difícil, mas estamos no Campeonato Inglês e um simples erro te pune", disse Karanka.

O Middlesbrough agora soma sete derrotas consecutivas entre jogos de Campeonato Inglês e de copas diante do Chelsea, rival que ele não vence desde 2006. 

"A confiança está em alta e estamos jogando bem. Estamos felizes com o trabalho de hoje, mas o campeonato não foi ganho hoje. Não é nem Natal ainda", lembrou o zagueiro Gary Cahill.

(Por Steve Tongue)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos