Conservadores franceses escolhem candidato para eleição presidencial de 2017

Por Marine Pennetier e Pascale Antonie

PARIS (Reuters) - Os eleitores franceses vão escolher neste domingo um candidato presidencial conservador para concorrer às primárias, e cujo vencedor é visto como potencial chefe de Estado da próxima eleição.

Com a esquerda francesa em desordem sob o presidente profundamente impopular Francois Hollande, pesquisas sugerem que o candidato presidencial de centro-direita vai concorrer com e derrotar a líder eurocéptica e anti-imigração da Frente Nacional, Marine Le Pen, na votação de maio.

O ex-primeiro-ministro Alain Juppé, um conservador moderado, aparecia até recentemente no caminho para ganhar a nomeação do partido Les Republicains e de seus aliados de centro-direita.

Na semana passada, no entanto, a competição foi transformada em uma corrida apertada entre Juppé, o ex-presidente Nicolas Sarkozy e François Fillon, outro ex-primeiro-ministro, de acordo com as pesquisas.

Juppé perdeu a liderança para dois homens mais a direita. Sarkozy tem procurado aproveitar o sentimento populista, enquanto Fillon propõe medidas difíceis para chacoalhar a economia.  

(Reportagem adicional de Richard Lough e Andrew Callus)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos