Haiti aguarda resultado de nova eleição presidencial ainda abalado por furacão

Por Joseph Guyler Delva

PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - O Haiti aguarda nesta segunda-feira os resultados de uma eleição presidencial realizada no domingo no empobrecido país caribenho, que está em um limbo político há mais de um ano e ainda se recupera de um furacão devastador.

Relatos iniciais levavam a crer que Jovenel Moise, apoiado pelo último presidente haitiano, Michel Martelly, assumiu a dianteira na contagem de votos, mas o partido de outro ex-mandatário, Jean-Bertrand Aristide, disse que sua candidata, Maryse Narcisse, ruma para a vitória.

As autoridades eleitorais disseram não esperar resultados preliminares até esta segunda-feira.

A votação, realizada inicialmente em outubro de 2015, foi anulada devido a alegações de fraude no primeiro turno, quando Moise, candidato do partido de Martelly, terminou à frente de Jude Célestin, ex-diretor de uma construtora estatal.

Seguiram-se outras contestações, e uma nova eleição agendada para o mês passado foi adiada devido à passagem do furacão Matthew, que matou mais de 1 mil pessoas e deixou 1,4 milhão necessitadas de ajuda.

Os eleitores do país mais pobre do hemisfério ocidental esperam que o próximo presidente fortaleça a economia e repare os danos.

"Precisamos de ajuda, ajuda para o país", disse Clauzette Fortine, eleitora de 41 anos de Port-a-Piment, cidade do sudoeste do Haiti duramente atingida pelo Matthew no mês passado. "Ajuda depois do furacão, porque tudo foi perdido", acrescentou.

Moise, empreendedor que uma pesquisa de opinião recente apontou como favorito, estava liderando a contagem, de acordo com algumas estações de rádio transmitindo das seções de voto. Calvin Cadet, ex-diretor do Ministério das Comunicações do governo Martelly, disse que Moise está a caminho de conquistar 64 por cento das urnas

Mas o partido de Aristide disse que a votação deu a maioria a Maryse, que é médica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos