Tiroteios deixam um policial morto no Texas e 2 feridos em Missouri e Flórida

SAN ANTONIO (Reuters) - Um policial foi morto no Estado norte-americano do Texas e outro foi ferido no Missouri em tiroteios semelhantes a emboscadas, mas aparentemente sem relação, e um terceiro policial foi ferido a tiros na Flórida, relataram autoridades nesta segunda-feira.

Os ataques mais recentes a agentes da lei dos Estados Unidos ressuscitaram lembranças dolorosas de emboscadas que visaram a polícia em Dallas e Baton Rouge em julho.

Um quarto policial de Kansas City, no Missouri, foi baleado durante uma luta com um suspeito armado, mas pode ter sido atingido por um colega.

Há uma caçada humana em andamento pelo suspeito que matou o policial de San Antonio, no Texas, enquanto o suspeito dos disparos no Missouri morreu em uma troca de tiros com as autoridades.

Um total de 57 agentes da lei dos EUA foram mortos a tiros até agora neste ano, um aumento de 68 por cento em relação ao mesmo período de 2015.

Os incidentes mais recentes ocorreram em meio a um debate nacional intenso a respeito do papel dos responsáveis pelo cumprimento da lei, e especialmente do uso de força de agentes contra minorias.

Em julho, cinco policiais de Dallas morreram quando um militar negro veterano abriu fogo durante uma manifestação contra mortes de negros causadas pela polícia. Dias depois, um atirador matou três policiais e feriu outros quatro em Baton Rouge.

No início deste mês, um homem de Iowa foi acusado de matar dois policiais que foram baleados em suas viaturas na área de Des Moines. Ele havia sido retirado pela polícia de um jogo de futebol de uma escola de segundo grau depois de acenar para espectadores negros com uma bandeira dos confederados.

(Por Jim Forsyth, reportagem adicional de Steve Gorman em Los Angeles e de Chris Michaud e Laila Kearney em Nova York)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos