Duquesa Kate dá despedida real ao dinossauro mais famoso de Londres

LONDRES (Reuters) - A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, visitou o Museu Britânico de História Natural desta terça-feira antes de uma turnê educacional nacional da mais conhecida exibição do museu, o diplodoco Dipply.

Há 40 anos, o esqueleto de 4,25 metros de altura e 21 metros de comprimento, tem sido a primeira coisa vista pelos visitantes ao passarem pela entrada principal do museu localizado na Cromwell Road, em Londres.

O conjunto de 292 ossos foi presenteado ao museu pelo industrial norte-americano nascido na Escócia Andrew Carnegie em 1905, mas não foi transferido para o hall de entrada até 1979.

O último dia de Dippy em exibição em Londres será em 4 de janeiro do ano que vem e profissionais irão passar 12 meses preparando um delicado molde de gesso para sua viagem.

No total, o esqueleto gigante visitará oito locais diferentes no Reino Unido, encerrando sua viagem na cidade inglesa de Norwich, em 2020.

"Queremos que Dippy visite locais pouco comuns para que ele possa atrair pessoas que tradicionalmente não visitam um museu", disse o diretor do museu, Sir Michael Dixon.

"Tornar itens icônicos acessíveis ao maior número de pessoas possível é o coração do que museus dão à nação, então garantimos que Dippy será exibido de graça em todos os locais da turnê", acrescentou o diretor em comunicado.

O diplodoco foi descrito pela primeira vez como um novo tipo de dinossauro em 1878 pelo professor Othniel C. Marsh, da Universidade de Yale. A espécie herbívora viveu em algum momento entre 156 e 145 milhões de anos atrás e pertence ao grupo chamado Saurópodes, que significa "pés de lagarto".

O museu pretende preencher o lugar reservado ao dinossauro no hall de entrada com um esqueleto de 100 anos de uma baleia azul.

(Reportagem de Stephen Addison)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos