Obama entrega as últimas Medalhas da Liberdade de seu mandato a 21 celebridades

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade de 2016, a maior honraria civil do país, a 21 personalidades de destaque em uma cerimônia repleta de astros realizada na Casa Branca na noite de terça-feira.

Obama entregou a medalha ao co-fundador da Microsoft, Bill Gates, e à sua esposa, Melinda, por sua atividade filantrópica, e também concedeu a honraria aos ex-jogadores de basquete Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar e aos atores Tom Hanks, Robert De Niro e Robert Redford.

"É útil, quando você pensa neste conjunto incrível de pessoas, perceber que é isto que nos torna a maior nação da Terra", disse Obama.

A medalha é concedida anualmente àqueles que fizeram contribuições notáveis aos interesses nacionais dos EUA, à segurança, à paz mundial e a empreitadas culturais públicas ou particulares relevantes.

Outros dos contemplados neste ano foram o astro de rock Bruce Springsteen, a cantora de soul Diana Ross, a líder comunitária indígena Elouise Cobell e a cientista de computação de pouso lunar da Nasa Margaret H. Hamilton.

A apresentadora de talk show Ellen DeGeneres, que também recebeu a medalha, realizou um "desafio de manequim", um vídeo que mostrou pessoas congeladas no lugar, com os homenageados.

Obama deixará o cargo depois de oito anos em janeiro, quando o empresário republicano Donald Trump assume seu posto.

(Reportagem da Reuters TV)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos