Topo

Queda na confiança do consumidor é normal, diz Meirelles

24/11/2016 12h02

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, considerou normal a queda da confiança dos consumidores do Brasil em novembro e afirmou que ela segue em trajetória de recuperação.

O índice de confiança do consumidor brasileiro apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) interrompeu sequência de seis altas seguidas neste mês, na primeira queda desde que o presidente Michel Temer assumiu a Presidência do país e sua equipe econômica coloca em prática forte ajuste fiscal.

"É normal ter uma trajetória de recuperação da confiança que sobe um pouquinho, cai um pouquinho. Nunca é absolutamente uma linha reta, e existe sim uma trajetória de recuperação gradual da confiança", afirmou Meirelles a repórteres nesta quinta-feira.

O ministro afirmou ainda que os recursos provenientes da regularização de ativos no exterior poderão ser usados para honrar restos a pagar, e que isso diminui a pressão futura. Ele também destacou que iniciará negociações com os municípios para que sejam repassados a eles os recursos da multa da regularização, incluindo o pagamento de dívida.

(Por Alonso Soto)