Turquia irá retaliar após morte de soldados em possível ataque aéreo da Síria
Por Tulay Karadeniz e Ece Toksabay
ANCARA (Reuters) - A Turquia disse que irá retaliar após três de seus soldados serem mortos no que o Exército disse ter sido um possível ataque aéreo sírio, nas primeiras mortes por forças do governo sírio desde que Ancara iniciou uma incursão entre fronteiras em agosto.
O ataque ocorreu por volta das 3h30 desta quinta-feira, no horário local, durante uma operação de rebeldes sírios, apoiados pela Turquia, no norte da Síria, disseram militares turcos em comunicado.
Segundo o comunicado, 10 soldados ficaram feridos no ataque aéreo que "avalia-se ter sido realizado por forças do regime sírio". Não foram dados detalhes sobre a localização exata.
"Está claro que algumas pessoas não estão felizes com esta batalha que a Turquia luta contra o Estado Islâmico. Este ataque com certeza terá retaliação", disse a repórteres o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, em Ancara.
Um confronto direto entre a Turquia, membro da Otan, e forças do governo sírio, que são apoiadas por aliados que incluem a Rússia, marcaria uma grave escalada em um campo de batalha já confuso no norte da Síria.
A Turquia é parte de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, mas Washington disse que não está providenciando apoio para a ofensiva turca na Síria, que já dura três meses, num momento em que segue para a cidade de al-Bab, tomada pelo Estado Islâmico.
Não houve comentário imediato do Exército sírio. Mas o Exército disse em outubro que a presença de tropas turcas em solo sírio era uma "violação flagrante da soberania da Síria" e alertou que iria derrubar aviões de guerra turcos que entrassem em seu espaço aéreo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.