Topo

Multivarejo do GPA tem expansão de dois dígitos na Black Friday

25/11/2016 17h19

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar (GPA) está vendo movimento acima do esperado nas lojas de sua divisão multivarejo, que inclui mercados, hipermercados, postos de combustíveis e drogarias, nesta sexta-feira, marcada pela campanha de descontos da Black Friday.

Segundo o diretor comercial da área, Renato Giarola, a companhia está vendo um crescimento de "dois dígitos em valor e provavelmente em número de clientes" em relação ao mesmo período do ano passado.

"O movimento está muito grande, acima do ano passado. Ontem já foi bem acima do ano anterior, bem acima da meta. Hoje estamos esperando alguma coisa desse tipo", disse o executivo à Reuters, sem dar detalhes.

Giarola afirmou que a área de multivarejo, que reúne cerca de mil lojas das bandeiras Extra, Pão de Açúcar, mini mercados, drogarias e postos de combustíveis, apostou em concessão de descontos em nível maior do que na Black Friday de 2015.

"Estamos dando 50, 60 por cento mais desconto que ano passado (...) Hoje a gente precisa fazer um esforço maior para trazer a mesma venda dos anos anteriores. Temos que ser mais agressivos", disse o executivo.

Ele comentou que a empresa está vendo movimentos fortes de clientes em lojas também na região Nordeste, em cidades como Fortaleza e Recife, e também no Rio de Janeiro.

"As pessoas estão em uma situação complicada (de queda de renda e desemprego), mas elas sabem que vai ter promoção e entram na fila", disse o executivo sobre o cenário recessivo da economia que impacta as vendas no varejo há meses.

Giarola afirmou que não espera que o movimento dos consumidores nesta Black Friday impacte as vendas do período natalino, nas próximas semanas. "Vamos entrar forte no Natal também", afirmou.

No terceiro trimestre, a área de multivarejo do GPA teve crescimento de 1,1 por cento nas vendas sobre o mesmo período do ano passado, a 6,35 bilhões de reais.

(Por Alberto Alerigi Jr.)