Topo

Exército sírio avança e centenas de pessoas são deslocadas em Aleppo

27/11/2016 15h13

Por Lisa Barrington

BEIRUTE (Reuters) - Centenas de moradores do leste de Aleppo, sob controle dos rebeldes, fugiram da linha de frente após um avanço do Exército sírio e das forças aliadas, que levou os rebeldes a temerem que sua mais importante fortaleza urbana fosse dividida em duas, disseram fontes neste domingo.

O Exército e seus aliados tomaram no sábado o controle do grande bairro de Hanano, na linha de frente nordeste da parte oriental sitiada de Aleppo. Neste domingo, disseram que haviam tomado Jabal Badro, o distrito vizinho.

Nenhuma das duas áreas foi fortemente povoada, mas o avanço, acompanhado de ataques aéreos russos e sírios, levantou temores entre os insurgentes de que a parte norte do leste de Aleppo poderia se separar da parte sul. Isso enfraqueceria o controle sobre o leste e traria mais residentes próximos às linhas de frente.

A total retomada de Aleppo seria uma grande vitória para o presidente sírio, Bashar al-Assad, depois de cinco anos e meio de combates que mataram centenas de milhares de pessoas e deslocaram 11 milhões.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que monitora o conflito, disse que cerca de 400 pessoas viajaram para Hanano, controlado pelo governo, a partir de distritos vizinhos controlados pelos rebeldes, de onde alguns foram transferidos para o oeste de Aleppo, mantido pelo governo.

Alguns também cruzam por Sheikh Maqsoud, um distrito de Aleppo mantido pela milícia curda YPG, que tem evitado lutar contra o governo sírio e tem sido poupado dos ataques aéreos. O Observatório disse que cerca de 30 famílias se dirigiram a esse distrito.

As agências de notícias russas, citando o Ministério da Defesa, disseram neste domingo que mais de 900 civis, incluindo 119 crianças, deixaram Jabal Badro nas últimas 24 horas.