Topo

BCE decidirá em 8 de dezembro sobre continuação de programa de estímulo, diz Draghi

28/11/2016 14h15

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) vai decidir na reunião de 8 de dezembro sobre a continuação de seu programa de estímulo, disse nesta segunda-feira o presidente do BCE, Mario Draghi, efetivamente anulando a especulação sobre a possibilidade de a decisão ficar para janeiro.

"Em nossa reunião de política monetária em dezembro avaliaremos as várias opções que permitirão ao Conselho do BCE preservar o grau substancial de afrouxamento monetário necessária para assegurar a convergência sustentada da inflação na direção de níveis abaixo mas próximos de 2 por cento no médio prazo" disse, Draghi.

"Esta é uma decisão do Conselho que será tomada em dezembro", acrescentou ele em resposta à pergunta de um parlamentar.

Draghi disse ainda que a recuperação da zona do euro tem resistido à incerteza econômica e política e que a recuperação da região deverá continuar, em parte graças ao estímulo monetário do BCE.

"A economia da zona do euro continua a expandir-se em ritmo moderado mas constante, apesar dos efeitos adversos das incertezas econômica e política globais", disse Draghi a uma comissão do Parlamento da União Europeia.

(Por Francesco Canepa)