Topo

Reunião da Opep termina sem decisão sobre detalhes de acordo de produção

28/11/2016 19h28

VIENA (Reuters) - Os especialistas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) terminaram a reunião nesta segunda-feira sem concordar sobre os detalhes concretos da redução planejada de produção de petróleo que será apresentada em reunião de ministros da Opep no dia 30 de novembro, disse uma fonte à Reuters.

O ministro do petróleo do Irã disse que os membros da Opep poderiam chegar a acordo para limitar a produção de petróleo na sua reunião em Viena nesta semana se deixassem de lado as rivalidades políticas e focassem nos fatores econômicos.

"Se olharmos para a reunião da Opep do ponto de vista econômico, podemos alcançar em breve um acordo para limitar a produção em 32,5 milhões a 33 milhões de barris por dia, como foi decidido na Argélia", disse Bijan Namdar Zanganeh nesta segunda-feira, em entrevista com uma televisão estatal.

"Mas se a política fizer parte disso, será difícil tomar uma decisão... Eu espero que o petróleo não seja usado na reunião de quarta-feira como uma ferramenta política", acrescentou ele.

(Por Rania El Gamar, Alex Lawler e Bozorgmehr Sharafedin)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447765))

    REUTERS LM RS