Topo

Pelosi é reeleita como líder democrata na Câmara dos Deputados dos EUA

30/11/2016 17h30

WASHINGTON (Reuters) - A líder democrata na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi reeleita ao cargo nesta quarta-feira, apesar de ter sido desafiada por um congressista do chamado Cinturão da Ferrugem que disse que o partido precisa de uma nova liderança após o desempenho decepcionante nas eleições deste mês.

    Pelosi, californiana de 76 anos que está no Congresso há 30 anos e comandou a legenda na Câmara durante 14 deles, derrotou Tim Ryan, deputado de 43 anos da área de Youngstown, no nordeste do Estado de Ohio, que já cumpriu sete mandatos, por um placar de 134 votos a 63, disseram assessores.

    Os eleitores dos EUA elegeram o republicano Donald Trump para a Casa Branca, e seus correligionários mantiveram suas maiorias na Câmara e no Senado nas eleições de 8 de novembro.

    Ao desafiar Pelosi pelo posto, Ryan afirmou que os democratas precisam se esforçar mais para se conectar com os eleitores da classe trabalhadora que apoiaram Trump em grande quantidade e se queixou do histórico de desempenho do partido sob o comando da líder.

     (Por Susan Cornwell)