Localiza lança serviço de aluguel de carro sem que cliente precise passar por atendente

SÃO PAULO (Reuters) - A Localiza está trabalhando em um serviço de aluguel que dispensa a necessidade de atendentes para que o usuário retire o carro reservado dos pátios de suas lojas, focando em fidelizar clientes em um momento em que rivais estão indo a mercado captar recursos.

A companhia desenvolveu uma funcionalidade para seu aplicativo que permite que o cliente abra a porta do carro reservado diretamente, sem precisar passar por atendentes humanos.

A ferramenta está em fase de testes e a intenção da empresa é disponibilizar o produto em agências das principais capitais do país no segundo semestre de 2017.

"Estamos focados em melhorar a experiência do usuário (...) A solução de abrir a porta do carro é uma commodity que já estava disponível no mercado, mas não integrada da forma como desenvolvemos no aplicativo", disse o diretor de marketing da Localiza, Herbert Viana.

O lançamento do sistema no mercado que movimenta 16 bilhões de reais em faturamento, ocorre em meio a esforços de rivais para captação de recursos. A Unidas anunciou na segunda-feira que fez pedido para abertura de capital na bolsa de valores e a Movida fez o registro de uma oferta primária e secundária de ações na quarta-feira.

Viana afirmou que a Localiza é a primeira companhia de aluguel de veículos da América Latina a disponibilizar a solução, que é recente em mercados desenvolvidos. Segundo ele, a norte-americana Avis, por exemplo, lançou a funcionalidade nos Estados Unidos em julho deste ano.

O executivo não comentou eventuais ganhos de eficiência na operação da divisão de aluguel de carros da Localiza decorrentes do sistema, que elimina a necessidade de balcão de atendimento. A tecnologia faz parte de um pacote de investimentos de 10 milhões de reais em melhorias de produtos.

"O ponto é melhorar a experiência e fidelizar o usuário", disse Viana. "Abre novas possibilidades para nós", acrescentou.

Segundo ele, dos 6,2 milhões de usuários da Localiza, 150 mil utilizam serviços pelo aplicativo da companhia.

O diretor de experiência do cliente da Localiza, Guilherme Braz, afirmou que a solução de abertura das portas pelo aplicativo pode ser instalada em qualquer veículo da frota da companhia e foi desenvolvida junto a três fornecedores. A empresa não informou o custo do sistema por carro. A Localiza encerrou o terceiro trimestre com uma frota de 136,2 mil veículos no país.

Viana afirmou que o ritmo de negócios da companhia tem melhorado neste final de ano em relação ao mesmo período do ano passado, apesar do recrudescimento da crise política e de números ainda negativos da economia.

Ele não citou números precisos, mas afirmou que as reservas de veículos neste final de ano "estão indo muito bem em relação ao ano passado e em termos de frota ocupada". "As pessoas que viajavam para fora do país estão viajando para dentro agora. Temos informações que reservas de hotéis no Nordeste estão vendidas", acrescentou.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos