Moro diz que projeto sobre abuso de autoridade inclui intenção "evidente" de criminalizar Lava Jato

(Reuters) - O juiz federal Sérgio Moro disse em debate no Senado nesta quinta-feira que há uma intenção "evidente" de parte dos parlamentares de usarem um projeto de lei sobre abuso de autoridade para "criminalizar" a operação Lava Jato.

Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, fez a afirmação ao reagir a declarações do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que citou a divulgação autorizada por Moro de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que Moro praticou abuso naquele episódio.

O juiz disse que, ao defender o projeto de abuso de autoridade e afirmar que o magistrado cometeu abuso, Lindbergh deixou claro que o objetivo da proposta é puni-lo.

"Para mim fica evidente que a intenção de parte dos parlamentares é criminalizar a operação Lava Jato", disse Moro ao rebater Lindbergh. "Para mim ficou evidente que a proposta do eminente senador é exatamente essa", acrescentou, dizendo que acha "imprudente" dar agora opiniões sobre o que chamou de "saque" feito à Petrobras.

Lindbergh também reagiu e disse que quer apenas deixar claro que Moro "não está acima da lei". O juiz, por sua vez, disse que jamais teve esta pretensão.

O senador petista afirmou que uma lei sobre abuso de autoridade no Brasil é "mais que uma necessidade, uma urgência".

O projeto de lei sobre abuso de autoridade deve ser votado no Senado na terça-feira da próxima semana.

Mais cedo, Moro disse também durante a sessão no Senado que a aprovação pelo Congresso de uma nova lei de abuso de autoridade pode passar mensagem errada à sociedade, no momento em que são investigados diversos casos de corrupção pelo país.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos