Vírus de computador ataca instalações do governo Saudita, diz agência de notícias estatal

DOHA (Reuters) - Um vírus de computador atingiu em meados de novembro organizações governamentais da Arábia Saudita e instalações vitais, incluindo o setor de transportes do reino, disse a agência de notícias estatal saudita SPA nesta quinta-feira.

O ataque parece ter se originado fora do país e foi um dos "vários ciberataques em andamento visando autoridades do governo", disse a SPA citando o Centro Nacional de Ciber Segurança, uma unidade do Ministério do Interior.

A agência não deu mais detalhes sobre a identidade da pessoa que realizou o ataque ou quais os danos causados, além de dizer que o vírus visava interromper servidores e plantar softwares maliciosos em sistemas de computador. Um porta-voz do Ministério do Interior não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

As empresas de cibersegurança dos EUA disseram na quarta-feira que uma versão do Shamoon, um destrutivo vírus de computador que prejudicou dezenas de milhares de computadores em empresas de energia do Oriente Médio, foi usado duas semanas atrás para atacar computadores na Arábia Saudita.

(Por Tom Finn; reportagem adicional por Maha El Dahan)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos