Hackers roubam mais de US$31 mi de banco central da Rússia

MOSCOU (Reuters) - Hackers roubaram mais de 2 bilhões de rublos (equivalentes a 31 milhões de dólares) de contas no banco central da Rússia disse a autoridade monetária nesta sexta-feira, no mais recente exemplo do aumento de ciberataques contra instituições financeiras ao redor do mundo.

O representante do banco central, Artyom Sychyov, citou as perdas em uma nota, dizendo que os hackers tentaram roubar cerca de 5 bilhões de rublos.

Sychyov comentou um relatório do banco central divulgado mais cedo no dia que afirmou que hackers invadiram as contas falsificando credenciais de clientes. O banco forneceu poucos detalhes sobre o incidente.

Temores sobre ataques contra bancos têm crescido desde fevereiro, quando criminosos desconhecidos roubaram 81 milhões de dólares do banco central de Bangladesh depositados no Fed de Nova York.

Separadamente, a Rússia disse mais cedo nesta sexta-feira que havia descoberto um plano de agências de espionagem estrangeiras para semear o caos no sistema bancário russo através de uma onda coordenada de ciberataques e falsas reportagens nas redes sociais sobre a falência de bancos.

(Por Andrei Ostroukh e Elena Fabrichnaya)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos