Agência nega evasão de divisas de Ronaldo e Mourinho

PARIS (Reuters) - A agência de futebol Gestifute negou que seus clientes portugueses Cristiano Ronaldo e José Mourinho estejam envolvidos em evasão de divisas, após uma reportagem publicar que eles usaram paraísos fiscais para administrar milhões de euros.

Um grupo de 12 veículos de imprensa europeus na sexta-feira começou a publicar resultados de meses de investigações de uma pilha de mais de 18 milhões de documentos financeiros, obtidos pelo jornal alemão Der Spiegel, chamado de "Football Leaks".

"Tanto Cristiano Ronaldo quanto José Mourinho cumpriram totalmente com suas obrigações fiscais com as autoridades da Espanha e do Reino Unido", disse a Gestifute, em comunicado.

"Qualquer insinuação ou acusação contra Cristiano Ronaldo ou José Mourinho em relação a terem cometido fraudes fiscais serão encaminhadas a autoridades legais e serão processadas". 

O consórcio Investigações Colaborativas Europeias (EIC), que inclui o britânico Sunday Times, o português Expresso e o espanhol El Mundo, pretende publicar os detalhes de suas descobertas nas próximas três semanas.

A Reuters não conseguiu confirmar as acusações de forma independente.

Promotores espanhóis não responderam a pedidos de comentário nem o Real Madrid, atual clube de Ronaldo e ex-time de Mourinho. O atual time de Mourinho, o Manchester United, disse que as acusações são anteriores à sua chegada e que não comentaria.

Uma das publicações, o portal investigativo francês Mediapart, disse que Ronaldo e Mourinho beneficiaram-se de um sistema de otimização de impostos desenvolvido por seu agente Jorge Mendes, dono da Gestifute. 

A Mediapart disse que o sistema era usado pela Gestifute para vários clientes, usando uma rede de contas e empresas offshore, e evadiu 185 milhões de euros em impostos.

(Reportagem de John Irish)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos