Putin diz que Trump é esperto e entenderá novas responsabilidades

MOSCOU (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump é um homem esperto e entenderá rapidamente suas novas responsabilidades, disse o presidente russo Vladimir Putin em uma entrevista à NTV TV.

Putin falou anteriormente de sua esperança de que Trump irá ajudar a restaurar as relações entre EUA e Rússia, e analistas afirmam que ele não deve querer aumentar a retórica anti-Ocidente antes da posse de Trump em janeiro.

"Trump era um empreendedor e homem de negócios. Ele já é um estadista, ele é o chefe dos Estados Unidos, um dos países líderes do mundo", disse Putin.

"Porque ele alcançou o sucesso nos negócios, isso sugere que ele é um homem esperto. E se (ele for) um homem esperto, então ele irá entender completamente e rapidamente outro nível de responsabilidade. Nós assumimos que ele irá agir a partir dessas posições", disse Putin. 

Os comentários de Putin parecem endereçar as críticas de oponentes de Trump, que afirmam que suas ações não convencionais desde a eleição - incluindo as queixas sobre o elenco de um programa da Broadway e uma invenção no Twitter - mostram que Trump não tem experiência.

Falando sobre as relações da Rússia com o Ocidente, Putin disse que as tentativas de criar um mundo unipolar falharam: "A situação está mudando. Eu acho que não é segredo para ninguém, todo mundo vê, que muitos de nossos parceiros já preferem aderir aos princípios das lei internacionais, pois a balança do mundo está sendo gradualmente restaurada."

 

(Reportagem de Polina Devitt)

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos