Ganhador do Nobel diz que políticas de Trump podem resultar em problemas orçamentários

ESTOCOLMO (Reuters) - Os planos do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de aumentar os gastos em infraestrutura e reduzir impostos pode colocar as finanças públicas norte-americanas em perigo, disse o ganhador do prêmio Nobel da Economia Oliver Hart nesta quarta-feira.

Como parte da infraestrutura dos Estados Unidos se encontra em má condição, aumentar os gastos pode ser bom, mesmo que os detalhes dos planos de Trump não tenham sido "tão impressionantes", afirmou.

"Mas também reduzir os impostos, isso vai levar a todo o tipo de problema orçamentário no futuro", disse Hart em coletiva de imprensa em Estocolmo, junto com outro vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Bengt Holmstrom.

Hart e Holmstrom receberão o prêmio em cerimônia em Estocolmo no sábado.

Hart também criticou a ideia de acabar com acordos comerciais e disse que reduzir os impostos sobre os ricos é o contrário do que ele acredita ser necessário.

"Eu seria favorável a aumentar o fardo de impostos sobre os ricos", disse ele, acrescentando que é muito difícil saber o que Trump realmente irá fazer ao tomar posse.

(Reportagem de Daniel Dickson)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos