Alemanha vê aumento na propaganda e ciberataques russos

BERLIM (Reuters) - A agência de inteligência doméstica da Alemanha disse nesta quinta-feira que havia visto um aumento acentuado na propaganda e campanhas de desinformação russas, que visam desestabilizar a sociedade alemã e tinham como alvo partidos políticos.

"Vemos agressivas e crescentes ciberespionagem e ciberoperações que potencialmente podem colocar em perigo autoridades do governo alemão, membros do parlamento e funcionários de partidos democráticos" disse o chefe da agência de inteligência doméstica BfV, em comunicado.

Maassen, que levantou preocupações similares sobre os esforços russos para interferir nas eleições alemãs em entrevista à Reuters no mês passado, citou o que chamou de aumento nas evidências sobre tais esforços e disse que mais ciberataques eram esperados.

Agência disse que havia visto uma ampla variedade de ferramentas de propaganda russa e um "enorme uso de recursos financeiros" para conduzir campanhas de "desinformação" que visam a comunidade falante de russo na Alemanha, movimentos políticos e outros tomadores de decisão.

O objetivo do esforço é disseminar incerteza na sociedade, "para enfraquecer ou desestabilizar a República Federal da Alemanha" e fortalecer os grupos extremistas e partidos, dificultando o trabalho do governo federal e influenciar o diálogo político.

(Por Andrea Shalal e Sabine Siebold)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos