Bitcoin atinge máxima em quase 3 anos após Índia retirar de circulação notas de alto valor

LONDRES (Reuters) - A moeda virtual bitcoin atingiu nesta sexta-feira o nível mais alto em quase três anos, ampliando os ganhos desde que Índia provocou uma escassez de dinheiro ao tirar de circulação notas de alto valor um mês atrás.

A bitcoin alcançou 774 dólares na bolsa itBit, de Nova York, alta de quase 1 por cento e o maior patamar desde fevereiro de 2014. No mês passado, a moeda virtual subiu cerca de 9 por cento.

A bitcoin é uma moeda alternativa que pode ser usada para movimentar recursos no mundo inteiro rápida e anonimamente, sem que haja necessidade de uma autoridade central processar as transações. Até agora neste ano, o valor da bitcoin subiu cerca de 80 por cento, excedendo a alta de 35 por cento observada em 2015.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anunciou uma medida surpreendente em 8 de novembro, retirando de circulação as notas de 500 e 1000 rúpias - que juntas correspondiam a 256 bilhões de dólares. Segundo Modi, as notas estavam alimentando a corrupção, sendo falsificadas e estavam financiando ataques de militantes contra Índia.

A bitcoin tem sido bastante volátil. Depois de ser cotada a 1.100 dólares em 2013 caiu para cerca de 150 dólares no começo de 2015. Desde então, contudo, a moeda virtual se estabilizou, operando acima de 500 dólares nos últimos seis meses.

(Por Jemima Kelly)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos