Jucá convoca peemedebistas a enfrentarem "onda de boatos" e "fatos forjados"

(Reuters) - O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), criticou o que chamou de vazamentos criminosos de delações de ex-executivos da Odebrecht e fez uma convocação aos peemedebistas para que enfrentem com "coragem e determinação" a "onda de boatos" e "fatos forjados" que visam, segundo ele, criar um clima de instabilidade que poderia levar o país ao caos.

"Quero reafirmar que os partidários do PMDB deverão, imbuídos de coragem e determinação, enfrentar todas as ondas de boatos, ataques e tentativas de manobrar com fatos forjados a criação de um clima de instabilidade do país que levaria a um caos ainda maior do que encontramos quando o presidente Temer assumiu", afirma Jucá em nota divulgada nesta segunda-feira.

Desde sexta-feira, a temperatura política voltou a subir em Brasília com o vazamento de delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Melo Filho, no âmbito da operação Lava Jato.

Melo Filho citou recursos repassados a dezenas de políticos, incluindo vários peemedebistas, entre eles o próprio Jucá, o presidente Michel Temer, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). Os políticos negaram qualquer irregularidade.

Na nota, Jucá elogia o governo, de quem é líder no Congresso, e cita as medidas econômicas adotadas por Temer desde que assumiu com o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, argumentando que o presidente "tem exercido na sua plenitude o compromisso de recuperar o Brasil".

"O PMDB enfrentará todas as questões que forem levantadas contra nós, de qualquer modo, seja de forma clara ou sórdida, no sentido de esclarecer a verdade e dar condição para que os brasileiros possam separar e avaliar com clareza as posições que o partido e seus membros estão tomando", acrescenta o senador.

(Por Alexandre Caverni)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos