Polícia do Iraque se diz pronta para apoiar luta contra o Estado Islâmico no leste de Mosul

BAGDÁ (Reuters) - Milhares de policiais federais do Iraque estão prontos para se unir ao ataque contra o Estado Islâmico no leste de Mosul, disse um porta-voz nesta segunda-feira, em um reforço para as tropas que enfrentaram há semanas contra-ataques ferozes dos militantes.

As forças adicionais estão sendo mobilizadas no momento em que a exaustiva campanha apoiada pelos Estados Unidos para esmagar o Estado Islâmico em seu bastião iraquiano entra em sua nona semana. Soldados de elite do Exército retomaram um quarto da cidade, mas seu avanço tem sido lento e custoso.

As unidades da polícia federal, que somam cerca de 4 mil agentes, foram encaminhadas a uma área ao sudeste da cidade, perto de onde uma divisão de tanques do Exército fez sua incursão mais profunda em Mosul até o momento, ocupando brevemente um hospital usado pelos militantes como base.

As tropas foram obrigadas a recuar do hospital Salam, situado a cerca de um quilômetro do rio Tigre, que atravessa o centro de Mosul, ao serem atacadas com carros-bomba, disparos de morteiro e rajadas de metralhadora.

(Por Ahmed Rasheed e Dominic Evans)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos