Safra de café do Brasil em 2016 é estimada em 54,9 mi de sacas, indica pesquisa

Por Reese Ewing

(Reuters) - A safra de café do Brasil deste ano foi estimada em 54,9 milhões de sacas de 60 quilos, de acordo com uma média de 11 previsões em pesquisa da Reuters.

A maioria dos analistas e comerciantes participantes do levantamento disse que ainda é cedo para estimar a próxima safra no Brasil, maior exportador de café no mundo.

Apesar de chuvas favoráveis no período de floração, que teve início em setembro, a safra de 2017 deve cair entre 5 e 20 por cento ante a colheita deste ano, devido ao ciclo bienal de altas e baixas dos cafezais.

O dano prolongado causado pelas secas nos últimos anos, especialmente no principal Estado produtor de robusta, o Espírito Santo, também afetará a produção.

Os apertados suprimentos locais estão complicando os esforços dos torrefadores locais e dos produtores de café solúvel para assegurar os grãos. Os comerciantes têm tido até mesmo que limitar as exportações para atender à demanda local.

As vendas físicas no mercado diminuíram à medida que o país se aprofunda no período de entressafra. A nova safra está apenas terminando sua floração e as chuvas nos próximos dois ou três meses serão acompanhadas de perto, uma vez que podem definir o tamanho da produção em 2017.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve divulgar sua quarta e última estimativa da safra de 2016 na quarta-feira. A última estimativa, em setembro, foi de 49,6 milhões de sacas, cerca de 11 por cento abaixo das previsões privadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos