Acusação de sonegação fiscal ofusca quarta Bola de Ouro de Cristiano Ronaldo

MADRI (Reuters) - O atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, disse que não se sente confortável para comemorar a conquista de sua quarta Bola de Ouro da mesma forma como vibrou com seus prêmios anteriores devido a alegações recentes de sonegação fiscal.

No início de dezembro, o consórcio de mídia Colaborações Investigativas Europeias disse que Ronaldo e vários outros clientes da empresa de agenciamento de profissionais de futebol Gestifute usaram paraísos fiscais para lidar com dezenas de milhões de euros de rendimento.

A Gestifute negou as acusações na semana passada.

Ronaldo, que levou a seleção de Portugal ao título da Euro 2016 em julho depois de ajudar o Real Madrid a conquistar a Liga dos Campeões, expressou decepção com o momento das acusações que lhe foram imputadas.

"É claro que (as alegações) estragaram um pouco. Eu estaria mentindo se dissesse que não. Não sou hipócrita", disse ele à revista de futebol France Football.

"Não fiquei contente. O processo todo em si mesmo é difícil, e não somente para mim, mas também para as pessoas ao meu lado: minha família, meu filho, todos aqueles que trabalham comigo".

"Tudo isso me irrita porque tento fazer as coisas corretamente, ser transparente".

Em sua negação, a Gestifute afirmou que Ronaldo, que trocou o Manchester United pelo Real Madrid em 2009, cumpre todas suas obrigações fiscais na Espanha.

O português de 31 anos, que ganhou o principal prêmio individual do esporte neste ano superando Lionel Messi, do Barcelona, e Antoine Griezmann, do Atlético de Madri, na segunda-feira, insiste que não tem nada a esconder.

"O que saiu me perturba. Porque não é verdade. A mentira é perturbadora. Fiz as coisas corretamente", disse o capitão de Portugal.

(Por Adriana Garcia)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos