Chuvas prolongadas no Vietnã prejudicam oferta de café e provocam alta nos preços locais

HANOI (Reuters) - Chuvas nas planícies centrais do Vietnã prejudicaram ainda mais a oferta de café do país, provocando um rali nos preços domésticos e afetando a qualidade dos grãos no maior produtor mundial de robusta, disseram operadores nesta terça-feira.

Chuvas prolongadas podem piorar a qualidade dos grãos, uma vez que impede a secagem ao ar livre bem como a colheita. Enquanto muitos grãos pretos já foram registrados nas planícies centrais, a colheita também foi adiada, o que são considerados percalços para as exportações.

Se as chuvas continuarem por mais alguns dias, isso vai afetar seriamente a qualidade dos grãos, disse o vice-diretor da Anh Minh Co, Phan Hung Anh, localizada em Daklak.

"O progresso da colheita até agora está atrasado em cerca de 30 por cento em comparação com o ano passado", acrescentou ele.

Os preços do robusta estavam entre 43.000 e 43.800 dong (1,90 a 1,93 dólar) por kg nesta terça-feira em Daklak, ante 43.000 a 43.200 há uma semana, com compradores receosos sobre uma redução considerável na oferta, disse o analista independente Nguyen Quang Bing à Reuters.

Os descontos do café robusta vietnamita grau 2,5 preto e grãos quebrados estavam entre 30 a 80 dólares por tonelada abaixo do contrato da ICE para março, que avançou 1,4 por cento na segunda-feira. Na terça-feira passada os descontos variavam entre 40 e 60 dólares.

(Por My Pham)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos