Força-tarefa da Lava Jato nega ter Temer como inimigo e reitera agir sem viés político

(Reuters) - Os procuradores da força-tarefa da operação Lava Jato negaram nesta terça-feira notícia de que teriam o presidente Michel Temer como inimigo do Ministério Público Federal, e reiteraram que as investigações sobre o esquema de corrupção são realizadas sem qualquer viés político-partidário.

Nota da colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo publicada nesta terça-feira diz que os procuradores da Lava Jato teriam Temer como "principal inimigo", e consideram que todas as iniciativas do Congresso que visaram cercear o trabalho do MPF, como a lei de abuso de autoridade, teriam atuação do governo Temer nos bastidores.

Os procuradores responderam, por meio de nota oficial, que o conteúdo da publicação é inverídico, e disseram que nenhum de seus integrantes conversou com a colunista ou outro interlocutor sobre os temas abordados.

"O trabalho realizado pela força-tarefa é técnico, impessoal e sem qualquer viés político-partidário, e continuará sendo feito desta forma", disseram os procuradores que atuam nas investigações do esquema de corrupção que envolve principalmente a Petrobras, empreiteiras e políticos.

"A atuação da força-tarefa se pauta pela Constituição e pelas leis, tendo por objetivo investigar fatos que caracterizam atos de improbidade administrativa e crimes, especialmente corrupção e lavagem de dinheiro".

Temer foi citado no âmbito da Lava Jato em delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Melo Filho, que mencionou recursos repassados a líderes peemedebistas, de acordo com vazamentos da delação.

Na segunda-feira, o presidente pediu ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rapidez na conclusão das investigações em curso pelo MPF, e que as delações em andamento sejam enviadas o quanto antes para eventual homologação e divulgação completa.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos