Trump vai anunciar chefe da Exxon como secretário de Estado

WASHINGTON (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, irá anunciar nesta terça-feira o presidente da Exxon-Mobil, Rex Tillerson, como escolhido para o cargo de secretário de Estado, disse uma autoridade da equipe de transição, confiante de que o executivo do setor de petróleo pode deixar para trás questionamentos sobre seus laços com a Rússia.

Trump fará o anúncio nesta terça de manhã, confirmando a escolha de um líder empresarial cuja experiência na diplomacia vem de fazer negócios com diversos países pela maior empresa de energia do mundo.

Trump escolheu Tillerson, de 64 anos, depois que o texano recebeu o apoio de diversos integrantes do establishment republicano, incluindo o ex-secretário de Estado James Baker, a ex-secretária de Estado Condoleeza Rice e o ex-secretário de Defesa Robert Gates, segundo a autoridade da equipe de transição.

O apoio de nomes de peso do partido é visto como fundamental para ajudar Tillerson a superar possíveis resistências a sua confirmação no Senado, em especial com relação a seu relacionamento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em 2013, Putin concedeu uma honra de Estado russo, a Ordem da Amizade, a Tillerson, citando seu trabalho pelo "fortalecimento na cooperação no setor de energia".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos