Trump escolhe deputado e ex-fuzileiro Ryan Zinke como secretário do Interior

Por Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o deputado republicano em primeiro mandato Ryan Zinke, de Montana, para ser secretário do Interior, informou um funcionário de primeiro escalão de sua equipe de transição na terça-feira.

Zinke, ex-fuzileiro naval, de 55 anos, será escalado para comandar o Departamento do Interior, que emprega mais de 70 mil pessoas em todo o país e supervisiona mais de 20 por cento das terras federais, incluindo parques nacionais como Yellowstone e Yosemite.

A escolha de Zinke foi um tanto surpreendente, dado que algumas autoridades republicanas queriam que ele desafiasse o senador democrata Jon Tester em Montana nas eleições de 2018.

Zinke emergiu depois de Trump flertar com a ideia de indicar a deputada Cathy McMorris Rodgers, do Estado de Washington, para o cargo.

O escolhido propõe que terras públicas sejam mantidas como propriedade federal, o que o faz bater de frente com membros do Partido Republicano que são favoráveis a privatizações ou a deixar estas terras sob o controle dos Estados.

Ainda não está claro como Zinke irá se posicionar no tocante a permitir que mais terras federais sejam abertas à prospecção de petróleo e à mineração, algo que Trump prometeu fazer como presidente.

A plataforma de energia oficial de Trump pede a abertura de "arrendamentos no solo e na costa em terras federais, eliminação da moratória a arrendamentos na costa e a abertura de depósitos de energia de xisto".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos