Uber lança carros autônomos em São Francisco e enfrenta problemas de regulamentação

SÃO FFRANCISCO (Reuters) - O Uber lançou sua frota de carros autônomos em sua cidade natal, São Francisco, apesar de não ter permissões adequadas exigidas por reguladores estatais.

A partir desta quarta-feira, usuários que pedirem o UberX, uma das opções mais baratas, podem encontrar um carro autônomo. Não está claro quantos carros do tipo o Uber tem na cidade.

O lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse na véspera que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia e exigiu que a empresa siga o processo de licenciamento em vigor.

"Vinte montadoras já receberam permissões para testar centenas de carros nas ruas da Califórnia. O Uber deve fazer o mesmo", disse a agência, em comunicado.

O Uber argumenta que seus carros não podem ser conduzidos sem motorista para monitorar (um motorista e um engenheiro vão nos bancos da frente para assumir em áreas como em travessias de pedestres - logo a lei da Califórnia não se aplica. O Estado define como autônomos carros que tem capacidade de se dirigir sem controle físico ativo ou monitoramento de uma pessoa.

"Todos os nossos veículos cumprem com leis federais e estatais", disse uma porta-voz.

(Por Heather Somerville e Alexandria Sage)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos