Artista chinês reflete sobre cotidiano em coleção de recibos

PEQUIM (Reuters) - Um artista chinês espera refletir o impacto das transações monetárias nas vidas das pessoas em uma nova exibição de trabalhos feitos com recibos do dia a dia.

Liu Zhifeng, que mora em Pequim, fez pinturas nos recibos retratando a natureza da transação envolvida, como pintar um caminhão soltando flores sobre um trecho de terra cinza no recibo de um pacote de entrega expressa.

"Esta era é conveniente demais, eficiente demais. Qualquer (serviço) que você possa imaginar pode ser providenciado, e qualquer coisa que você sequer imagina também está disponível", disse Liu à Reuters.

"Meu estilo de vida (e arte) poderia ser um reflexo disto, e uma reação (ao sistema). Para ser mais direto, é uma rebelião", acrescentou.

Outra pintura, esta feita em um recibo de restaurante, exibe uma bandeira chinesa cravada em uma pilha gigantesca de carne e produtos agrícolas.

Liu, que chegou a Pequim em 2005 saído da província vizinha de Shanxi, sente ter muito em comum com artistas chineses pré-modernos que se inspiraram em seus arredores e estilo de vida, e criticou a cena de arte contemporânea vicejante da China por estar "desconectada" da realidade, além de ser filosófica demais.

"Acho que a maioria dos artistas não está produzindo ou vendo a arte pelo ângulo de nossas próprias vidas", afirmou.

A série de recibos de Liu pode ser vista em uma minigaleria de um loja de bebidas de classe alta no noroeste de Pequim.

Embora só seis peças estejam em exposição no momento, ele planeja abrir uma galeria maior quando tiver reunido recibos suficientes.

         (Por Joseph Campbell)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos