Mercado de café na Ásia tem baixa oferta após fortes chuvas no Vietnã

HANOI (Reuters) - As ofertas asiáticas de café estão baixas à medida que chuvas torrenciais no Vietnã continuam a prejudicar a safra e a qualidade dos grãos, enquanto a temporada de colheita se encerrou na Indonésia, disseram operadores nesta quinta-feira.

Exportadores vietnamitas citaram descontos de 50 a 60 dólares por tonelada abaixo do contrato na ICE para março de robusta grau 2,5 por cento de grãos pretos quebrados, ligeiramente mais apertados do que há uma semana, mas operadores apostam em desconto de 80 dólares.

"O mercado está quieto, não há muita oferta, ao mesmo tempo que compradores não estão muito interessados", disse Le Tien Hung, diretor geral da SIMEXCO, uma exportadora de Daklak, a maior província produtora de café do Vietnã.

As exportações de café do Vietnã caíram 2,3 por cento no último mês em comparação com o mês de outubro, para 114.700 toneladas, mas as exportações de dezembro deverão crescer para 150.000 toneladas durante o processo de colheita de grãos.

Na Indonésia, o produtor rival do Vietnã, a oferta continua baixa, uma vez que a temporada de colheita está concluída, enquanto a demanda está normal.

(Por My Pham; reportagem adicional de Mas Alina Arifin)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos