Chineses apreendem drone submarino norte-americano no Mar do Sul da China

Por Phil Stewart

WASHINGTON (Reuters) - Um navio de guerra chinês apreendeu um drone submarino usado por uma embarcação oceanográfica norte-americana no Mar do Sul da China, provocando um protesto diplomático formal e a exigência para que o equipamento fosse devolvido, disseram autoridades dos Estados Unidos à Reuters nesta sexta-feira.

O incidente, o primeiro do tipo que se tem memória, ocorreu em 15 dezembro 50 milhas náuticas a noroeste da baía de Subic, na região das Filipinas, no momento em que o barco de pesquisa oceanográfica Bowditch estava prestes a reaver o veículo submarino não tripulado, o chamado UUV, afirmaram autoridades.

"O UUV estava legalmente conduzindo uma pesquisa militar nas águas do Mar do Sul da China”, disse uma autoridade sob condição de anonimato.

"É uma embarcação soberana, claramente marcada em inglês para não ser retirada da água, uma propriedade dos Estados Unidos”, declarou a autoridade.

O Pentágono confirmou o incidente em entrevista e disse que o drone usava tecnologia disponível comercialmente, que é vendida por cerca de 150 mil dólares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos