Apreensão de drone submarino dos EUA está sendo tratada "apropriadamente", diz China

PEQUIM (Reuters) - A China e os Estados Unidos estão usando canais militares para "lidar apropriadamente" com a apreensão, pela marinha chinesa, de um drone submarino norte-americano no Mar do Sul da China, informou a China neste sábado por meio de um jornal estatal, que informou esperar uma resolução tranquila.

O drone foi apreendido na quinta-feira a cerca de 50 milhas náuticas a noroeste da baía de Subic, ao lado das Filipinas, no momento em que o barco de pesquisa oceanográfica USNS Bowditch estava prestes a reaver o veículo subaquático não tripulado, de acordo com autoridades norte-americanas.

"Compreende-se que a China e os Estados Unidos estão usando canais militares para lidar adequadamente com essa questão", informou o Ministério de Relações Exteriores da China em breve declaração enviada à Reuters.

O Global Times, publicado pelo Diário do Povo, do Partido Comunista, informou que uma embarcação naval chinesa descobriu o "equipamento não identificado" e o capturou para evitar quaisquer problemas de segurança na navegação, citando uma fonte chinesa não identificada.

"Essa pessoa disse que a China já recebeu um pedido de reivindicação do equipamento pelos EUA. Participantes relevantes de ambos os lados têm mantido canais tranquilos de comunicação e acreditam que esta questão será resolvida sem problemas", disse o jornal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos