Índices ampliam ganhos, mas ataque com caminhão na Alemanha reduz ganhos

(Reuters) - Os índices acionários dos EUA ampliaram a recente alta nesta segunda-feira, mas encerraram a sessão abaixo de máximas anteriores após várias pessoas terem sido mortas em um ataque com caminhão em uma feira de natal na Alemanha.

O índice Dow Jones subiu 0,20 por cento, encerrando em alta de 19.883 pontos, o S&P 500 subiu 0,20 por cento, a 2.262 pontos e o Nasdaq Composite avançou 0,37 por cento, a 5.457 pontos.

Os três principais índices norte-americanos encerraram em alta, mas perderam força após a polícia alemã ter dito que um caminhão avançou sobre uma feira de natal lotada em Berlim, matando nove pessoas e ferindo até 50 outras.

Isto agitou os investidores, que já estavam observando potenciais problemas internacionais após o embaixador russo na Turquia ter sido assassinado a tiros em Ancara.

"Os mercados querem ter certeza de que isso é um acidente isolado", disse o diretor de estratégia econômica da LPL Financial, John Canally.

As ações norte norte-americanas estão avançando desde a eleição presidencial de 8 de novembro, com o S&P subindo quase 6 por cento diante da promessa do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a desregulamentação e os gastos com infraestrutura podem impulsionar a economia.

O Dow Jones está a menos de 1 por cento de distância dos 20 mil pontos, nível que nunca foi alcançado.

(Por Noel Randewich; reportagem adicional por Tanya Agrawal e Rodrigo Campos)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos