Yellen, do Fed, reforça papel da educação numa economia em mudança

WASHINGTON (Reuters) - As tecnologias em mudança e a globalização colocaram um prêmio em se formar numa faculdade a fim de conseguir e manter trabalhos que pagam salários mais elevados, afirmou nesta segunda-feira a chair do Federal Reserve, Janet Yellen.

"Os condutores desta demanda crescente para aqueles com graduação e pós-graduação devem continuar sendo importantes", disse Yellen em declarações preparadas para uma cerimônia de graduação da Universidade de Baltimore, em que ela deveria receber uma graduação honorária.

A comandante do banco central norte-americano não tratou de política monetária em seu discurso, que se concentrou apenas no mundo do trabalho, mas observou que os graduandos estavam entrando no mercado de trabalho mais forte em quase uma década.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos, em 4,6 por cento, está no seu nível mais baixo desde 2007 e os políticos sentiram a economia suficientemente robusta na semana passada para elevar as taxas de juros apenas pela segunda vez em uma década.

Em seu discurso, Yellen disse que a tecnologia permitiu que empregos pouco qualificados fossem substituídos pela automação, enquanto a globalização também havia gerado empregos que exigem menos educação para se mudar para o exterior.

Yellen também disse que, embora houvesse indicações de crescimento dos salários, a expansão da produtividade tinha sido "decepcionante". O baixo crescimento da produtividade e os salários que têm crescido lentamente têm incomodado o Fed.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai cortar impostos e impulsionar a inovação, planos que o Fed disse que poderiam ter um efeito positivo na economia, mas também elevou sua projeção de alta de juros em 2017 para três, sobre duas até então.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos