Japão lança foguete movido a combustível sólido

TÓQUIO (Reuters) - A agência espacial japonesa disse nesta terça-feira que havia lançado com sucesso um foguete de combustível sólido chamado Epsilon-2, o mais recente esforço de Tóquio para permanecer competitivo em um setor que tem um forte potencial de crescimento e fortes implicações de segurança.

O foguete, de 26 metros, foi lançado perto das 9h (no horário de Brasília) no Centro Espacial Uchinoura, no sul do Japão, liberando um satélite para o estudo de cinturões de radiação ao redor da Terra logo após a decolagem, disse a Agência de Exploração Aeroespecial do Japão (Jaxa, na sigla em inglês).

O foguete de três estágios Epsilon-2 é parte de uma nova geração de foguetes movidos a combustíveis sólidos e possibilita a redução dos custos de lançamento em até um terço, segundo a Jaxa.

Reduzir os custos do lançamento de foguetes é importante, com mais economias emergentes visando colocar satélites climáticos e de comunicações no espaço e o Japão enfrentando dura competição com rivais norte-americanas e europeias, como a Arianespace.

(Por James Daniels)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos