Polícia prende 8 acusados de roubo de combustíveis no Rio

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A polícia do Rio de Janeiro prendeu oito pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa que praticava roubo de cargas, especialmente de combustíveis, informou Ministério Público do Estado (MPRJ) nesta quarta-feira.

Outros quatro mandados de prisão foram expedidos, mas não havia informação nesta tarde de que tinham sido cumpridos.

Segundo o MPRJ, uma organização criminosa atuava nas principais rodovias do Estado, na região de Duque de Caxias.

"A abordagem era feita por um veículo que emparelhava com o caminhão de combustível e ameaçava com arma de fogo, obrigando o motorista a parar. Eles mantinham a vítima em seu poder até a realização do transbordo da carga", afirmou o MPRJ.

O caso foi apresentado na mesma semana em que procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) informaram ter descoberto uma refinaria clandestina de petróleo durante uma fiscalização trabalhista em Boituva, interior do Estado de São Paulo.

A refinaria, segundo a PRF, utilizava combustível furtado de dutos subterrâneos da Petrobras, no Rio de Janeiro. Quatro pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Boituva, para averiguação de crimes ambientais, fiscais, de receptação, furto, além das infrações trabalhistas, segundo a polícia.

Questionada, a Petrobras afirmou que está colaborando com as investigações e, a pedido da PRF, enviou uma equipe técnica ao local para coletar amostra do material apreendido e realizar as análises necessárias para identificação dos produtos.

A petroleira também explicou que trabalha junto com sua subsidiária de transportes, a Transpetro, para combater irregularidades e para garantir a segurança de instalações.

(Por Marta Nogueira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos