Topo

Preços do petróleo sobem em sessão tranquila antes de feriados de fim de ano

22/12/2016 19h48

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo subiram em negociações tranquilas nesta quinta-feira, sustentados por fortes dados econômicos dos Estados Unidos e otimismo de que produtores de petróleo iriam cumprir o acordo para limitar a produção.

O petróleo dos EUA encerrou em alta de 0,46 dólar, ou 0,9 por cento, a 52,95 dólares por barril. O petróleo Brent encerrou em alta de 0,59 dólar, ou 1,1 por cento, a 55,05 dólares por barril.

No geral, as negociações estavam tranquilas à medida que as mesas de operação diminuíam o ritmo antes do feriado de Natal. O volume total para os próximos futuros do petróleo era de cerca de 350 mil contratos, menos de dois terços da média diária total ao longo dos últimos 200 dias, segundo dados da Thomson Reuters.

Novos pedidos para bens de capital produzidos nos EUA subiram mais do que o esperado em novembro devido à forte demanda por maquinário e metais primários, sugerindo que parte da pressão relacionada ao petróleo sobre a produção estava começando a desaparecer.

Dados dos EUA também mostraram que a economia cresceu mais rápido do que estimado previamente no terceiro trimestre, no ritmo mais rápido em dois anos.

"A sessão de hoje foi meio que uma "soneca" antes do feriado, subindo um pouco mais cedo e parando depois", disse Tim Evans, especialista de futuros de energia na Citi Futures.

"O fato é que o mercado pode ter que esperar um pouco antes de vermos qualquer dado de produção que nos dê um indício sobre o cumprimento de produtores da Opep e de fora do grupo com os cortes anunciados de produção."

(Por David Gaffen; reportagem adicional de Amina Ismail)