"Que haja uma corrida armamentista", diz Trump em entrevista
WASHINGTON (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, após pedidos de esclarecimento por publicação na quinta-feira no Twitter sobre armas nucleares, disse: "Que haja uma corrida armamentista", pois os EUA a venceriam, informou a rede MSNBC nesta sexta-feira.
Trump causou alarme entre especialistas em não-proliferação na quinta-feira com uma postagem no Twitter em que disse que os EUA "têm de fortalecer e expandir enormemente suas capacidades nucleares até o momento que o mundo caia em si no que diz respeito a armas nucleares".
A MSNBC conversou com Trump por telefone e o indagou se ele poderia dar mais detalhes de sua mensagem no Twitter. De acordo com a emissora, a resposta foi: "Deixe que haja uma corrida armamentista. Iremos ser superiores em cada passagem e superá-los todos."
As ações de empresas produtoras de urânio e de uma companhia de tecnologia em combustível nuclear subiram por causa dos comentários de Trump.
Não estava claro o que levou o presidente eleito, que toma posse em 20 de janeiro, a fazer os comentários na rede social na quinta, mas a publicação vem no mesmo dia que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que seu país precisa impulsionar suas forças nucleares.
Em entrevista coletiva de fim de ano nesta sexta, Putin disse que os comentários de Trump não foram fora de linha e que não considera os Estados Unidos como um agressor em potencial.
O porta-voz de Trump Sean Spicer disse em entrevistas a várias emissoras de TV nesta sexta que não haverá uma corrida armamentista, pois o presidente eleito garantirá que outros países que avaliem impulsionar suas capacidades nucleares, como China e Rússia, decidam não fazer isso.
"Ele vai garantir que outros países entendam a mensagem de que ele não ficará sentado e permitirá isso", disse Spicer, nomeado nesta semana como porta-voz da Casa Branca para o presidente eleito. "E o que vai acontecer é que eles vão cair em si e ficaremos bem."
(Reportagem de Eric Walsh)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.