Topo

Donald Trump decide dissolver sua fundação depois de ser criticado por conflito de interesses

25/12/2016 12h48

NOVA YORK (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado que pretende encerrar as atividades da sua fundação, a Donald J. Trump Foundation, que vem sendo investigada pela Procuradoria do Estado de Nova York.

Trump não deu prazo para dissolver a fundação, mas afirmou, em um comunicado que "para evitar a aparência de qualquer conflito de interesse" com seu papel como presidente", instruiu seu conselho a tomar as medidas necessárias para o encerramento das atividades.

A menos de um mês de sua posse, no dia 20 de janeiro, Trump está sob intensa pressão para reduzir potenciais conflitos de interesse que vão desde as vastas operações globais de seus negócios ao trabalho filantrópico de sua família.

Esta semana, o presidente eleito informou que seu filho Eric iria parar de levantar fundos para sua própria fundação por temor de que os doadores poderiam ver isso como uma forma de comprar acesso ao presidente.

Antes mesmo da eleição, o procurador-geral da Nova York,

Eric Schneiderman, já havia determinado que a fundação de Trump parasse de receber doações, afirmando que havia uma violação das leis estaduais que exigem de organizações de caridade façam um registro com os governos estaduais.

A ordem de Schneiderman foi editada depois de uma série de reportagens do jornal The Washington Post que mostravam problemas na ação da fundação, incluindo o uso de seus fundos para liquidar disputas legais envolvendo negócios de Trump.

Um porta-voz da procuradoria afirmou no sábado que o presidente eleito não pode fechar sua fundação enquanto a investigação estiver em andamento. "A fundação Trump ainda está sob investigação e não pode legalmente ser dissolvida até que a investigação esteja completa", disse Amie Spitalnick.

Trump afirmou estar "muito orgulhoso" dos recursos levantados pela fundação, que teria operado por décadas praticamente sem custos. "Mas porque eu estarei devotando tanto tempo e energia para a presidência e resolvendo tantos problemas enfrentados pelo nosso país e pelo mundo eu não quero que esse bom trabalho seja associado com conflitos de interesse", disse Trump em seu comunicado.

Criada em 1988, a Fundação Trump não tem programas próprios. Em vez disso, levanta recursos que são doados para outras instituições.

(Por Emily Stephenson e Melissa Fares)