Com alta de 500%, Magazine Luiza lidera ganhos na Bovespa em 2016, diz consultoria
SÃO PAULO (Reuters) - A varejista Magazine Luiza foi a líder de ganhos na Bovespa em 2016, divulgou nesta segunda-feira a consultoria Economatica, com base em dados preliminares até 23 de dezembro.
A ação, que subiu 499,4 por cento no período, foi escolhida num universo de 16 ações que no ano tiveram valorização superior a 100 por cento. Todas com volume médio diário acima de um milhão de reais.
O grupo inclui também a ação ON da Eletrobras, que subiu 288 por cento no período, seguida pela estatal paranaense de saneamento Sanepar, com avanço de 254 por cento.
A seguir vieram as units da varejista Via Varejo Na sequência vieram as empresas de siderurgia Gerdau Metalúrgica (+176,2 por cento), Usiminas (+159,2 por cento), e CSN (+148,8 por cento). A ação PNB da estatal Eletrobras também ficou em destaque no período, com um salto de 141 por cento. Do grupo, esta foi a única ação que havia subido também em 2015 (+29,1 por cento). A empresa de ensino superior Ser Educação foi a única do setor entre as de maior valorização, com avanço de 140 por cento. A também estatal de saneamento, Copasa, essa de Minas Gerais, teve ganho de 132,5 por cento no período analisado pela Economatica, no qual a empresa de diagnósticos médicos Fleury acumulou alta 132,1 por cento. A Gerdau também integrou o grupo das fabricantes de aço que tiveram forte recuperação em 2016, com avanço preliminar de 122,5 por cento até 23 de dezembro. A ação ON da companhia subiu 112 por cento no período. Por fim, as ações preferenciais das blue chips Vale e Petrobras completaram o grupo, com altas de 118,7 por cento de 112,5 por cento, respectivamente. No intervalo considerado, o Ibovespa teve crescimento de 33,65 por cento. (Por Aluísio Alves)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.