Alemanha abate cerca de 55 mil aves por casos de gripe aviária em fazendas

HAMBURGO (Reuters) - O abate de cerca de 55 mil perus, galinhas e patos está em andamento depois que o vírus altamente contagioso H5N8 da gripe aviária foi encontrado em fazendas de uma importante região de produção avícola no Estado da Baixa Saxônia, Alemanha, disseram autoridades nesta terça-feira.

O abate de aves nas três fazendas onde o vírus H5N8 foi encontrado e as três outras que tinham contato com elas foi iniciado durante o fim de semana de Natal e deve ser concluído nesta terça-feira, informou o Ministério da Agricultura da Baixa Saxônia.

Uma pauta de 72 horas foi instituída proibindo a venda e o transporte de aves da área recentemente envolvida, disse o ministério.

O vírus H5N8 foi encontrado em mais de 500 aves selvagens na Alemanha nas últimas semanas. Os surtos em fazendas têm sido raros, depois que o governo introduziu regras sanitárias estritas para prevenir a infecção por aves selvagens, incluindo ordens para manter as aves em ambiente fechado em regiões de alto risco.

Vários países europeus e Israel encontraram casos de gripe aviária do vírus H5N8 nas últimas semanas e alguns ordenaram que as aves fossem mantidas em ambiente fechado para evitar a propagação da doença. A França ampliou as restrições de alto risco para todo o país, após a detecção de vários casos do vírus H5N8.

(Por Michael Hogan)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos