Topo

Obama diz que teria vencido Trump e republicano responde "sem chance!"

Barack Obama recebeu o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em novembro - Pablo Martinez Monsivais/AP
Barack Obama recebeu o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em novembro Imagem: Pablo Martinez Monsivais/AP

Emily Stephenson

Em Honolulu (EUA)

27/12/2016 08h24

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em entrevista televisionada na segunda-feira (26) que teria conquistado o apoio da maioria dos norte-americanos caso pudesse concorrer contra Donald Trump por um terceiro mandato.

"Sem chance!", respondeu Trump em publicação no Twitter, citando companhias que buscam empregados no exterior, a luta contra militantes do Estado Islâmico e a lei de assistência médica de Obama.

Impedido pela Constituição de buscar um terceiro mandato de quatro anos, o presidente disse ao seu ex-assessor David Axelrod em um podcast que os norte-americanos teriam apoiado sua visão.

"Estou confiante de que se tivesse concorrido novamente e articulado isto, penso que conseguiria ter mobilizado a maioria do povo norte-americano por apoio", disse Obama, se referindo à mensagem de esperança e mudança de sua campanha de 2008.

Magnata de Nova York, o republicano Trump irá assumir seu primeiro cargo público ao suceder Obama em 20 de janeiro. Ele derrotou a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro com a promessa de limpar Washington.

Em publicação no Twitter, o porta-voz de Hillary, Brian Fallon, disse que Obama teria vencido Trump e que Hillary teria vencido a eleição caso não fosse um comunicado do FBI emitido pouco antes da eleição, que revelava novas evidências sobre o uso de emails de Hillary como secretária de Estado.

Assessores de Hillary disseram que o anúncio do diretor do FBI, James Comey, que não levou a nenhuma mudança na investigação, abalou a eleição. A equipe de Trump nega.