Topo

Descarrilamento de trem deixa 61 feridos no norte da Índia

28/12/2016 10h51

Por Mayank Bhardwaj

NOVA DÉLHI (Reuters) - Um trem descarrilou na Índia nesta quarta-feira e feriu 61 pessoas, disseram autoridades policiais e ferroviárias, no terceiro acidente significativo recente a aumentar a preocupação com a segurança da envelhecida malha ferroviária do país.

O trem saiu dos trilhos e tombou perto de Kanpur, no Estado de Uttar Pradesh, no norte indiano, no início da manhã.

"Nossas avaliações mais recentes são de que 61 pessoas se feriram no acidente e duas sofreram ferimentos graves", disse Anil Kumar Saxena, porta-voz da empresa Indian Railways.

A composição havia acabado de sair da estação e sua velocidade era "bastante baixa", acrescentou.

Imagens de televisão do local mostraram vagões tombados e retorcidos. Dois deles caíram de uma ponte dentro de um pequeno canal, e era possível ver alguns passageiros recolhendo as bagagens perto dos trilhos.

A malha ferroviária decadente da Índia é a quarta maior do mundo, recebendo 11 mil trens por dia, sendo 7 mil deles trens de passageiros que transportam mais de 20 milhões de pessoas.

O histórico de segurança é ruim e milhares de pessoas morrem todos os anos em descarrilamentos, colisões e outros acidentes -- o desta quarta-feira foi o terceiro significativo dos últimos meses.

O ministro dos Transportes Ferroviários, Suresh Prabhu, prometeu substituir os trilhos antigos e modernizar os sistemas de segurança. O governo gasta mais de 90 por cento das receitas das ferrovias com custos operacionais, o que deixa pouco dinheiro para modernizações do sistema dos tempos coloniais.