Turquia e Rússia concordam em proposta para cessar-fogo na Síria, diz agência

ANCARA (Reuters) - Turquia e Rússia concordaram com uma proposta em direção a um cessar-fogo total na Síria, relatou nesta quarta-feira a agência de notícias estatal turca Anadolu, e os dois países irão tentar implementar a trégua até meia-noite.

A agência, citando fontes, relatou que os dois países alcançaram um consenso que será apresentado a participantes do conflito sobre a expansão do cessar-fogo já estabelecido em Aleppo neste mês.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse não ter comentários imediatos sobre a reportagem.

Rússia, Irã e Turquia disseram na semana passada que estão prontos para ajudar a mediar um acordo de paz após conversas em Moscou, onde adotaram uma declaração estabelecendo os princípios para que qualquer acordo possa ser implementado.

As conversas, que não devem incluir os Estados Unidos e devem ser distintas de negociações separadas mediadas pela Organização das Nações Unidas, continuam nebulosas, mas Moscou disse que irão acontecer no Cazaquistão, aliado próximo de Moscou.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o governo sírio está consultando a oposição antes de possíveis conversas de paz, enquanto um grupo da oposição apoiado pela Arábia Saudita disse não ter conhecimento de negociações, mas que apóia um cessar-fogo.

(Reportagem de Tuvan Gumrukcu e Humeyra Pamuk)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos