Topo

Governo analisa alternativas para Estados em situação mais crítica, diz Meirelles

30/12/2016 12h45

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governo está analisando soluções para os Estados em situação mais crítica de endividamento, mas que eles precisarão estar de fato com problemas de solvência para se enquadrarem no projeto de recuperação fiscal.

"Estamos analisando o que fazer com os Estados em situação mais crítica" até a aprovação de um plano de recuperação, disse Meirelles a jornalistas.

"O que existe agora em discussão é exatamente o projeto de recuperação fiscal judicial das dívidas e dos Estados que estão com problemas de solvência", disse Meirelles.

O ministro, entretanto, não deu detalhes sobre o projeto de recuperação fiscal em estudo, mas destacou que não há hoje caminho jurídico para permitir o adiamento do pagamento das dívidas.

De olho na recuperação econômica após um ano de forte recessão, Meirelles projetou que o Brasil apresentará no quarto trimestre de 2017 um crescimento de 2 por cento na comparação com o mesmo período do ano anterior.

"Daqui para a frente temos que ter um outro desafio importante... que é a capacidade do Brasil de crescer a taxas maiores, e portanto gerar mais renda para a população", disse ele após cerimônia de assinatura da adesão do Brasil ao Clube de Paris.

Ele afirmou ainda que o plano de regularização tributária envolverá empresas com prejuízos acumulados fortes, e que o governo está dando início a estudos para a reforma tributária.

Questionado sobre a correção da tabela do Imposto de Renda, o ministro disse que ela pode ser anunciado ainda nesta sexta-feira, ou na próxima segunda.

(Reportagem de Cesar Raizer)