É preciso tempo para colocar Manchester City na elite do futebol europeu, diz Guardiola

(Reuters) - O Manchester City pode precisar de uma década de desempenho consistente na Liga dos Campeões para se estabelecer entre os maiores clubes da Europa, disse o técnico Pep Guardiola.

O City venceu dois títulos do Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga nas últimas seis temporadas, sob os técnicos Roberto Mancini e Manuel Pellegrini, mas o espanhol deseja que o clube brilhe entre a elite do futebol europeu. 

“Nós não temos história com esta camisa, como Barcelona, Juventus, Bayern de Munique ou Manchester United. Nem seus títulos”, disse o técnico de 45 à rede NBC.

“Trata-se de estar na Europa e, durante a próxima década, participar da Liga dos Campeões todos os anos. Isso é mais importante, acredite, para este clube do que vencer um título.”

“Temos que convencer as pessoas neste clube sensacional de que ele é bom. De que elas são boas. E os torcedores também.”

O City se classificou para a Liga dos Campeões todos os anos desde 2010, e chegou à semifinal pela primeira vez na última temporada.

Guardiola acredita que não é apenas o técnico, mas diversos outros fatores que determinam o sucesso de um clube. 

“Eu escolhi o Manchester para provar a mim mesmo e ter um novo desafio”, disse ele. “Você precisa de muitas, muitas outras coisas para mudar e estamos no processo de fazer isso.”

(Por Hardik Vyas, em Bangalore)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos