CCEE revisa para baixo em R$7 preço de energia da 1ª semana de janeiro por erro

SÃO PAULO (Reuters) - O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) do mercado de curto prazo de eletricidade da primeira semana de janeiro foi revisado, que impactará as cotações com uma redução de 7 reais por megawatt-hora em média, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em nota publicada em seu site.

A CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disseram que houve um erro na hora de considerar no cálculo o volume máximo de armazenamento das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste.

O impacto nos preços, que é diferente de acordo com o submercado e o patamar de carga, vai variar de queda de 7,09 reais a um impacto negativo máximo de 7,24 reais por megawatt-hora.

O PLD, utilizado no mercado spot de eletricidade, para a primeira semana de janeiro havia sido publicado originalmente na semana passada.

O PLD para novembro e para as primeiras semanas de dezembro também foi revisado pelas instituições recentemente, no final de 2016, em uma decisão que gerou polêmica no mercado, com empresas ameaçando ir à Justiça contra a mudança.

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos